Empreendedorismo: o que é preciso saber antes de começar um negócio na internet

Para dar os primeiros passos como um empreendedor, escute ao novo episódio do podcast “O que eu faço?”, apresentado por Fernando Nakagawa e Luciana Barreto.

Do CNN Brasil Business,

em São Paulo

Ouvir notícia
Podcast O que eu faço
“O que eu faço?”: CNN lança podcast para tirar dúvidas sobre investimentos em tempos de crise
Foto: Divulgação

Mais do que uma oportunidade, o empreendedorismo pode até se tornar uma necessidade em um momento de crise. Especialmente numa crise que junta saúde e economia, que é a que estamos vivendo agora. Não à toa, o ano de 2020 pode ser aquele em que o Brasil registrou o maior número de empreendedores de sua história.

Veja também:
Ouça todos os episódios do podcast ‘O que eu faço?

De janeiro a setembro, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 14,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, 10,9 milhões de novos registros de pessoas que procuram ganhar dinheiro em seu próprio negócio. Boa parte deles parte para o varejo e a internet pode facilitar bastante o caminho desses novos empresários.

E principalmente baratear. Agora, não é mais necessário alugar uma loja, mobiliar, entre uma série de gastos. Tudo pode ser feito pela internet e com vendas tão grandes quanto com uma loja de rua ou shopping. Somente no primeiro semestre, as vendas na internet no Brasil cresceram 47% – a maior alta em 20 anos.

A quarentena ajudou, é verdade. Muitos foram forçados a fazer as primeiras compras online. Mas boa parte deles deve continuar. Se em 2019, apenas 5% das vendas no varejo eram feitas pela internet, o percentual esperado para 2020 é de 10%. E o número provavelmente continuará crescendo (mesmo que não em uma velocidade tão alta).

Por isso, na visão de Pedro Cardoso, vice-presidente de negócios e marketing da empresa de tecnologia e meios de pagamento GetNet, é preciso aproveitar a oportunidade. Mas também é preciso se atentar aos riscos.

“Empreender é um baita de exercício de se expor e de realização, mas é preciso planejamento e o empreendedor tem que entender como os clientes se comportam”, diz Cardoso.

Entre os cuidados estão, além da compreensão do perfil das pessoas que você quer vender, valorizar e saber expor o produto (mesmo que em um site) e ter as ferramentas certas para gestão das vendas – e do próprio negócio. Opções não faltam.

Para entender melhor, escute ao novo episódio do podcast “O que eu faço?”, apresentado por Fernando Nakagawa e Luciana Barreto.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

Mais Recentes da CNN